Provinha Brasil começa a ser aplicada

A Prefeitura de Brusque inicia na próxima segunda-feira (14) a aplicação da Provinha Brasil de Leitura e Matemática Teste 1. O exame é destinado aos estudantes do segundo ano do ensino fundamental e irá abranger 24 escolas de Brusque, totalizando a participação de aproximadamente 770 alunos. As provas serão aplicadas em duas etapas, a primeira na segunda-feira e a segunda na quinta-feira (17) durante todo o dia.
A secretária de Educação, Gleusa Fischer, destaca que os investimentos aplicados em educação resultam diretamente no aprendizado das crianças e, por meio da Provinha Brasil, será possível fazer uma avaliação quantitativa para que a Administração Municipal possa nortear quais atitudes serão tomadas em relação ao processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos.
O objetivo da Provinha Brasil é diagnosticar o nível de alfabetização dos estudantes e dar subsídios para que os professores possam desenvolver práticas pedagógicas em sala de aula. A avaliação é aplicada duas vezes ao ano, uma no início e outra no fim, possibilitando que os gestores educacionais façam um diagnóstico mais preciso do conhecimento adquirido e melhorem a qualidade do ensino oferecido.
A partir dos resultados obtidos na avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização - leitura e matemática - aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme meta proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.