O Procurador e Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Gilberto Callado de Oliveira, esteve na última sexta-feira (13) no Plenário da Câmara Municipal de Brusque para a abertura oficial da VI Semana da Família, evento organizado pelo Grupo de Proteção a Criança e Adolescente (GRUPIA).
Na ocasião, Gilberto explicou o trabalho desempenhado pela Corregedoria- Geral do Ministério Público em Santa Catarina, o qual tem a função de orientar todos os membros do Ministério Público, fiscaliza-los e eventualmente corrigi-los.
De acordo com o Corregedor, a entidade tem muitas tarefas importantes, como as inspeções periódicas em todas as Promotorias e Procuradorias do estado.
A Procuradoria é um dos canais de comunicação entre o Ministério Público e a sociedade, além da ouvidoria e outros órgãos. Todas as eventuais reclamações e elogios são repassados para a Procuradoria, os mesmos são filtrados. Dependendo da gravidade, a reclamação é levada a diante; as classificadas como de baixa gravidade são arquivadas.
Segundo Gilberto existe um programa que pretende em três anos acabar com as inspeções em todas as promotorias de Santa Catarina. Ele diz que isso não é tarefa fácil, pois o estado tem cerca de 400 promotorias e cada inspeção envolve inúmeros procedimentos.




