No próximo dia 25 de maio acontecerá a 6ª Edição do Desfile das Costureiras, que neste ano contará com mais de 80 participantes. Com o tema “Flores e Cores”, o enfoque será a estação da primavera.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e região (Sintrivest), Marli Leandro, afirmou que a ideia surgiu para valorizar a profissional. “Este ano nós teremos algumas novidades, teremos um núcleo de costura durante o evento que disponibilizará profissionais que vão produzir um produto, e esse produto será ofertado às pessoas para mostrar um pouco como funciona a costura”, explica. Além de atividades desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), como desenhos de looks e estúdio fotográfico.
Em 2015 foram cerca de 60 costureiras, neste ano a quantia aumentou e deve ultrapassar a marca de 80 profissionais.
O diretor da unidade Senai Brusque, Julcimar Luis Machado, destacou a importância da indústria na região. “A nossa indústria, considerando a cadeia têxtil e do vestuário, ela, em termos estaduais, tem o segundo maior polo em número de indústrias e número de trabalhadores”.
O Centro Acadêmico de Brusque (Unifebe) também participa neste ano, somando a terceira edição. O coordenador do curso de Design de Moda da unidade, Rodrigo Zen, afirmou que, como a participação dos alunos foi no primeiro período, as atividades devem ampliar ainda mais o conhecimento do mercado de trabalho. “Ele já começa a ter a visão de valorizar àquela pessoa que vai construir aquela peça ou aquele sonho que ele tem de fazer uma roupa”, completa.
Outro apoiador do evento é o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque e região (Sindivest). A presidente da entidade, Rita Cássia Conti, enfatizou o valor de todos trabalharem juntos. “Eu acho um exemplo muito bom, em uma época como essa, visto que tu tens forças antagônicas, mas pensando em uma melhoria como um todo”, destaca.



