Na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Brusque, por meio do prefeito Roberto Pedro Prudencio Neto, anunciou mais uma etapa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento macro e microdrenagem da região Central. O trecho da segunda etapa, que compreende 160 metros entre a rua Adriano Schaeffer até a Avenida das Comunidades, terá o fluxo de veículos liberado na segunda-feira (30), após o feriado de Corpus Christi.
A segunda parte das obras, que compreende ao trecho da Rua Adriano Schaeffer até a Avenida das Comunidades, já iniciou e o prefeito destacou a importância dessas intervenções na localidade. “É um problema histórico de enxurradas, ou seja, em trinta minutos de chuva forte, alaga o Centro”.
A primeira etapa da implantação iniciou na cabeceira da Ponte Estaiada, também no Centro, finalizando na Rua Conselheiro Rui Barbosa. A segunda etapa termina com a interligação da macrodrenagem na rede de drenagem existente nas proximidades da antiga sede dos Correios. O prefeito ainda esclareceu que depois do planejamento da terceira etapa, o objetivo é iniciar até o dia 20 de junho os serviços em direção à Avenida das Comunidades. “O valor total da obra gira em torno de R$ 2 milhões já com o asfalto colocado”, complementa o prefeito.
A implantação das galerias deve ser concluída até quarta-feira (18). A partir disso, o setor municipal conclui com as construções das novas bocas de lobo e as ligações de esgoto e microdrenagem.
Além da empresa vencedora do certame da obra, também há o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brusque (Samae), que permanece na via, com a substituição das redes de amianto, por PVC, com diâmetro de 110 milímetros. “Está sendo totalmente trocada. Nova rede de água e novas ligações de esgoto e estão aumentando a tubulação da vasão”, afirma o prefeito.
O cronograma da terceira etapa ainda deve ser divulgado, mas o que foi informado é que dentro de um mês deve ser iniciada e será mais curta com relação ao tempo. “Será da caixa coletora dos Correios até o morro do Banco do Brasil. Isso a gente deve finalizar toda a obra de macro e microdrenagem do Centro”, finaliza.




