Fonplata: rua no Santa Rita será primeira a ter obra executada

Uma boa notícia para moradores da Rua Vitor Meirelles, no bairro Santa Rita, em Brusque. Aguardada há muito tempo, a obra de drenagem e melhoria para dar fim aos alagamentos pode começar em breve. É que a via é a primeira da lista de obras a serem executadas com recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), com empréstimo de US$ 30 milhões adquirido.
A afirmação foi feita pelo prefeito interino, André Vechi, e pela secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Patrícia Volkmann, durante entrevista ao programara Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade FM desta sexta-feira (9).
“Priorizaremos aquelas que já temos projeto. Por exemplo, a da Rua Vitor Meireles. Ela seria uma das primeiras. As outras estamos atualizando orçamentos e vamos priorizar as que possamos encaixar dentro do financiamento. Isso em contato com o banco, que precisa aprovar as mudanças”, destacou Vechi.
Outra obra que consta no uso do recurso do financiamento é a beira rio Dom Joaquim. Andreia disse que o projeto chegou à Prefeitura no dia de ontem, quinta-feira (8). O documento vai passar por análise da equipe de engenharia da Prefeitura, que fará a análise de todos os detalhes com objetivo de ver se estão dentro do que a gestão municipal tem estabelecido. Da mesma forma que a do Santa Rita, a obra não tem data prevista para começar.
“Pensamos em dividir ela em lotes, para poder fazer com que o banco aceite esses lotes. Em um período em que não posso precisar datas, mas está caminhando”, pontuou ela.
O prefeito disse que o Fonplata é um financiamento que viabiliza obras dentro do projeto Brusque 2030. Havia expectativa de que o financiamento atendesse todos os projetos que haviam sido elencados para a infraestrutura da cidade. No entanto, do período de solicitação, há mais de dois anos, até sua aprovação este ano, os valores das obras precisaram ser revistos.
A trajetória do financiamento
Andrea Volkmann explicou que a contratação do financiamento via Fonplata demorou mais de dois anos para ser concluída. O primeiro contato foi ainda 2021, sobre se a Prefeitura teria capacidade de fazer um empréstimo financeiro nternacional.
“Para Brusque, é o primeiro financiamento internacional que se conseguiu efetivar”, destacou ela.
Os projetos foram apresentados ao governo federal e ficou se aguardando, em 2022, a aprovação do pedido por parte do Senado Federal. O que ocorreu somente este ano.
“Os valores são 30 milhões de dólares, mais a contrapartida do município”, prosseguiu Andrea.
A assinatura do contrato está prevista para o dia 15 deste mês. Segundo a secretária, ainda existem tratativas com o banco a serem feitas para que os recursos sejam liberados para as obras.
“É um programa em que não vai se receber o dinheiro todo de uma vez. A partir do momento em que se tem uma obra licitada, faz-se toda a documentação de que aquela obra está executada e aprovada pelo banco e vamos fazendo o pagamento para a empresa que executou”, pontuou ela.
Uso do recurso
Andreia disse que todos os valores de obras estão sendo revistos. Um destes é o da ETA da Cristalina. Segundo ela, esta seria a primeira obra a ser executada, mas foi tirada das prioridades para que possa ser readequado o projeto ao recurso disponível.



