Prefeito recebe relatório sobre o setor

Na manhã desta segunda-feira (7), os vereadores que integram a Comissão Especial de Segurança Pública, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipa de Brusquel, Guilherme Marchewsky (PMDB), fizeram a entrega do relatório final dos trabalhos ao prefeito Paulo Roberto Eccel (PT).
A Comissão fez um diagnóstico da segurança pública no município, elencando os pontos positivos e as necessidades de melhorias nos órgãos visitados, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Trânsito e Mobilidade e Unidade Prisional Avançada.
No que compete ao governo municipal, o requerimento da Comissão, aprovado em plenário pelos demais vereadores, solicita a contratação de 25 agentes para o setor, e a reforma e ampliação do espaço físico da Secretaria de Trânsito e Mobilidade.
Na oportunidade, o prefeito enalteceu o trabalho realizado pela Comissão e disse que o tema segurança pública é a segunda preocupação da sociedade nos dias de hoje, o primeiro continua sendo saúde. Eccel comentou ainda que foram abertas 15 vagas para agentes de trânsito no recente concurso público da prefeitura, os quais serão contratados ainda em 2014, e que se houver mais aprovações, existe a possibilidade de serem contratados mais agentes em 2015. Falou ainda que existe um projeto de instalar a Defesa Civil em outro espaço, deixando o prédio da Rua Manoel Tavares exclusivamente para a Secretaria de Trânsito, garantindo um melhor espaço para a Guarda.
Os vereadores agradeceram a receptividade do prefeito e pediram apoio nos demais pleitos. Eccel garantiu que emitirá uma cópia do relatório final da Comissão ao governador Raimundo Colombo (PSD), reforçando os pedidos de melhorias feitos pelos vereadores após visita aos órgãos de segurança pública.
Participaram da entrega o presidente da Comissão, Jean Pirola (PP), a relatora, Marli Leandro (PT), e o membro, Moacir Giraldi (PT do B). O chefe de gabinete Cedenir Simon acompanhou o prefeito.
Após a entrega do relatório, o prefeito Paulo Eccel comunicou os vereadores de que encaminhou na última sexta-feira (4) seu veto ao projeto de lei 39/2010, que disciplina a contratação de controladores de velocidade de veículo automotor para fins de fiscalização nas vias públicas do Município de Brusque. O documento que previa a instalação de lombadas eletrônicas na cidade, recebeu emenda modificativa, proibindo a utilização de radares móveis.
Eccel disse ter consultado a Procuradoria a fim de dar um veto parcial ao projeto, já que é a favor das lombadas eletrônicas, mas que não seria possível.
Em seguida, informou aos vereadores que a prefeitura já está em contato com a Justiça Eleitoral a fim de levantar os custos para realização da consulta popular sobre os radares, solicitação aprovada na Câmara Municipal. Eccel frisou que espera uma resposta ainda esta semana da Justiça Eleitoral sobre o assunto.