Hoje é Dia do Trabalhador
Nesta terça-feira (1º) é comemorado do o Dia do Trabalhador. Data que, segundo a história, teve origem em um grande manifesto feito nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em 1860. Naquela oportunidade, um grupo de trabalhadores saiu às ruas para reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Ato que deu origem a uma greve geral, que se espalhou pelo país norte americano. Oito líderes do manifesto foram mortos por enforcamento.
Dois dias depois, a reação dos proprietários de empresas, tendo a polícia sob seu comando, detonou uma verdadeira carnificina, quando a ação resultou na morte de alguns dos manifestantes. Protesto repetido na mesma semana, desta vez com policiais sendo mortos por um grupo de trabalhadores que atiraram bombas contra o destacamento.
Anos mais tarde, se definiu o 1º de Maio como a data símbolo da luta pela redução da jornada de trabalho. Foi na França que se deu a escolha, durante conferência da Segunda Internacional Socialista (organização mundial dos partidos políticos liberais, trabalhistas, social-democratas e socialistas). A referência foi justamente o 1º de maio de 1861, em Chicago. A proclamaçlão da data com símbolo da luta da classe trabalhadora aconteceu em Bruxelas, no mesmo ano, também pela Segunda Internacional Socialista.
No Brasi, o Dia do Trabalhador era comemorado desde 1895, sendo tratado por anarquistas e comunistas como uma data para se cobrar de forma ferrenha melhores condições de trabalho. Mas, a data ganhou outra forma com a chegada de Getúlio Vargas ao Poder, na década de 1930. Difundindo o trabalhismo, o modelo de governo do presidente disseminou as comemorações do Dia do Trabalho, descaracterizando a essência do mesmo. Nos dias de hoje, se diria que houve uma popularização do Dia do Trabalho.
A data virou feriado nacional em 1925. Se nos Estados Unidos a data do 1º de maio tem como símbolo o manifesto nas ruas de Chicago em 1886, pode-se dizer que no Brasil um dos marcos foi a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. Ela existe até hoje e rege as relações de trabalho no País.
Atualmente, as comemorações do 1º de Maio costumam ser encabeçadas por sindicatos e centrais sindicais da classe trabalhadora, com festas, eventos e shows. A Rádio Cidade AM e equipe parabenizam todos os trabalhadores, de todas as classes e setores, pela passagem da data.



