Na tarde de terça-feira (10), representantes de entidades empresariais e das Câmaras e Prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá, participaram de um encontro com a comandante da 7ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Claudete Lehmkuhl, em Blumenau. O motivo, mais uma vez, foi para cobrar mais efetivo militar para o 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque.
Foi anunciado na última quarta-feira (4) o início do Curso de Formação de Soldados (CFSd) para o mês de junho, no entanto, diferente do que era esperado, Brusque não estava na relação das cidades que vão abrigar a escola.
O presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Halisson Habitzreuter, explica que a esperança para que a escola fosse realizada no município era para que, durante a formação, fossem utilizados os novos soldados para o policiamento e, assim, produzissem reforço policial na região. “Seriam mais policiais trabalhando no período de formação. E também porque após a formação esses policiais têm a opção de escolher onde querem ficar. Pela experiência que tivemos da última formação que foi realizada em Brusque, muitos optaram por permanecer no município, aumentando as chances de termos uma distribuição permanente maior”, esclarece.
A comandante da 7ª RPM também afirmou que era uma expectativa tanto dela, quanto do comandante geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, a escola ocorrer em Brusque. Mas desta vez não foi possível. “Por força de edital, se verificou que já havia a definição dos locais, então por essa razão não vai ser possível que nos cursos sejam realizados na cidade de Brusque”, pontua Claudete. “O que nós vamos possibilitar é que, no período de estágio operacional, se elabore um plano de ação para que esses alunos possam também estagiar nas cidades vizinhas, entre elas Brusque, e com isso poder atender um maior número de pessoas”, completa.
Com início no próximo mês, o curso possibilitará a formação de 60 novos policiais na cidade de Blumenau. “Eles poderão ser distribuídos em toda a região, assim como os alunos que vão ser formados na cidade de Florianópolis também poderão compor as demais cidades pertencentes à 7ª Região de Polícia Militar. A definição de vagas será realizada somente após a formação”, acrescenta a comandante.




