Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza A, no dia 25 de abril, já foram imunizadas 21.578 pessoas em Brusque. Isso compreende 68,8% da meta de vacinação no município.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Brusque, Natália Cabral Marchi, a meta é de 80% para cada grupo de risco (crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos e trabalhadores da saúde).
Em comparação com os outros anos, em que a campanha de vacinação precisou ser prorrogada, pois não foi possível atingir a meta, este ano ela está sendo atingida mais rapidamente. Não há dados do Ministério de Saúde sobre prorrogação, pois com a dificuldade que está apresentando para a produção e distribuição da vacina em todo o Brasil, acredita-se que o prazo não será estendido.
A coordenadora ainda fala sobre os casos confirmados da gripe A no município. Dos 27 casos suspeitos, seis deram positivos, sete negativaram e os demais estão aguardando resultado. Dentre eles, há pessoas que não fazem parte do grupo de risco e pessoas que fazem parte, mas que não foram imunizadas.
O Ministério da Saúde não está produzindo vacinação para as pessoas que não fazem parte do grupo de risco, pois ele entende que deve priorizar as pessoas que têm mais probabilidade em adoecer e falecer.
Em Brusque, a vacina está disponível em rede privada para as pessoas que não fazem parte do grupo de risco. Ela pode ser encontrada no Hospital de Azambuja, Hospital Evangélico e Cidmed.
Quem ainda não se vacinou e faz parte do público-alvo da campanha, deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS), de referência, com a caderneta de vacinação em mãos e um documento de identidade. As salas de vacina funcionam das 8h às 12h e das 13h às 16h30. No Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania, a vacinação é realizada até as 21h30. A campanha segue até o dia 20 de maio.



