Voltou à tona o assunto do semáforo – que não existe mais – entre as Ruas Nicolau Schaefer, Vicente Scharf e Guabiruba Sul, em Guabiruba. O vereador Nilton Rogério Kohler (DEM) acredita que o número de acidentes entre o cruzamento das vias tem crescido pela falta de sinalização.
Durante o pronunciamento na sessão da Câmara de Vereadores, ocorrida na noite de terça-feira (10), o parlamentar afirmou que essa reinvindicação por mais sinalização foi feita por moradores das proximidades. “Para dar mais segurança àquela comunidade, haja vista que quando existia o semáforo, a quantidade de acidentes diminuiu muito. E, agora, com a retirada do semáforo, os acidentes voltaram a ter uma frequência semanal”, destaca.
Ele completa ainda que a intenção não é que coloque novamente um semáforo, mas algum item de segurança. “É chato, é difícil ter um semáforo ali, mas eu prefiro salvar vidas e esperar 30 segundos ou um minuto do que ter algum acidentado”, pontua Kohler.
O assunto já segue em discussão – para a implantação e também retirada – há anos na cidade. Inclusive, alguns casos já movimentaram a segurança pública do município no cruzamento das vias.
O líder de governo, Cristiano Kormann (PP), assegura que alguma atitude deve ser tomada, já que o órgão responsável pelo trânsito de Guabiruba (GBTran) estuda a situação. “Existem algumas medidas de segurança que estão para serem tomadas naquele cruzamento. Iniciou-se há duas semanas com a pintura de uma faixa de pedestre, que não é a única medida, mas é uma das que se pretende implantar no local”, conta o vereador.
Ele também destacou que, anteriormente, algumas pessoas criticavam o semáforo no local pelo baixo movimento nas vias, no entanto, com o aumento de colisões, moradores têm solicitado a sinalização.



