Desde que iniciaram as obras na Rua São Pedro, que liga o município de Guabiruba com Brusque, no início do mês de maio, moradores têm se incomodado com a quantidade de caminhões que trafegam pelo desvio improvisado – não respeitando o limite de peso permitido na via. O assunto foi comentado por pelo menos três vereadores durante a sessão da Câmara de Guabiruba, na noite desta terça-feira (10).
Um dos parlamentares que comentou foi o vereador Haliton Kormann (PMDB). Ele conta que foi procurado por moradores, os quais relataram o problema. “Infelizmente o pessoal não tem o respeito. Caminhão não pode passar, e eles vão lá e passam. A rua é estreita”, afirma. Por ter uma largura menor, os condutores de veículos pesados trancam a rua.
Os condutores que desejarem completar o percurso entre Brusque e Guabiruba, que anteriormente realizavam pela Rua São Pedro, devem seguir alguns dos desvios. O problema apresentado pelos vereadores consiste, unicamente, por veículos pesados (acima de 10 toneladas) que deveriam acessar as ruas José Fischer, Brusque e Antônio Fischer para terem acesso à Rua São Pedro e consequentemente ao município de Brusque.
Já para quem segue dos Bairros Centro, Lorena e Alsácia, também devem acessar àRua Antônio Fischer para se dirigirem ao Centro de Guabiruba, ao segundo trecho da Rua São Pedro e outras localidades como Alsácia e Lorena.
Para o vereador Cristiano Kormann (PP), líder do governo na Câmara, o desvio está muito bem sinalizado. “Várias placas por todo o município e, principalmente, próximo à obra na Rua São Pedro que dizem que é proibida a passagem de caminhões pelo desvio. Caminhões, acima de 10 toneladas, têm outras rotas a serem feitas e isso tem sido desrespeitado por alguns motoristas”, explica.
Ele também relata que tanto a GBtran (órgão responsável pelo trânsito na cidade) quanto a Polícia Militar orientam aos que trafegam pela localidade que, ao perceberem a existência de caminhões passando pelo desvio não permitido, anotem a placa e passem para a GBtran ou a PM.




