Brusque sediará Encontro Nacional de OP

A secretária de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, Patrícia Freitas, esteve em Brasilia, participando do 8º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo nos dias 1º e 2 de abril. Além de comemorar os 25 anos do programa no Brasil, o evento também teve como objetivo lançar o Prêmio de Boas Práticas da Rede de OP, que tem por finalidade incentivar projetos inovadores na área.
A secretária informou, em entrevista à Rádio Cidade nesta sexta-feira (4), que Brusque será a cidade sede do 9º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo em 2015. O motivo pelo município sediar este evento nacional é o reconhecimento conferido ao OP desenvolvido na cidade, segundo ela. Patrícia Freitas enfatizou a importância desde programa, que teve sua experiência iniciada em Porto Alegre, capital gaúcha, durante a gestão de Olívio Dutra, no ano de 1989.
O OP é um mecanismo governamental de democracia participativa, afirma ela, que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade.
De acordo com a secretária, após a conclusão dos trabalhos do Congresso da Cidade, a secretaria de Governo e Gestão Estratégica retomará as reuniões do OP no mês de maio. Novidades para o programa neste ano estarão sendo apresentadas durante as reuniões.


