Foram divulgados os projetos contemplados pelo IV Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, promovido pela Fundação Cultural de Guabiruba. Foram seis trabalhos beneficiados de 13 inscritos.
Segundo o superintendente da Fundação, Gilmar José Celva, a Prefeitura destinou o valor de R$ 65 mil, sendo que cada trabalho poderia receber a quantia de R$ 13 mil. “Vale ressaltar que todos os projetos foram muito bons, se tivesse mais dinheiro para que a gente pudesse investir, todos seriam executados”, afirma.
Dentre os projetos contemplados estão: projeto Histórias à Brasileira, do professor Emiliano Daniel de Souza, ficou em primeiro lugar, e o trabalho A Ilha Deserto, de Jenifer Schlindwein e A Múmia Elf em Quadrinhos, da proponente Vera Lucia Huber. O músico Sidinei Ernane Baron foi classificado com o projeto Die Zeit Canções do Cotidiano, enquanto Vera Lucia Huber com o livro A Múmia Elf em Quadrinhos. Também receberão apoio do município os projetos Spleen, de Méroli Habitzreuter e Conhecendo a História e Cultura de Guabiruba, de Mayara Riffel.
São vários requisitos para serem atendidos no Edital, inclusive o quão necessário se faz a realização do projeto na cidade, além da importância, explica Celva. “A gente teve um trio de selecionador contratado, que incluía o professor Álvaro de Azevedo Diaz, docente de Ensino Superior, com ênfase em Fotografia e mestre em Mídia e Conhecimento; a fotógrafa Karina Zen, especialista em Cor, e Sergio Valle, formado em Administração Pública”, completa.
Ele afirma que para o próximo Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura será estudada uma nova data. “Agora a gente está na fase do início do projeto. Acompanhar para que os preponentes realmente executem da melhor forma possível os projetos e que gerem bons frutos”, finaliza o superintendente.




