Professores decidem dia 15

Após a realização das assembleias regionalizadas por parte do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), novos encontros aconteceram nos últimos dias, porém, tendo uma abrangência maior, pois são encontros macrorregionais, a exemplo do ocorreu em Blumenau na última quarta-feira (2).
O coordenador regional do Sinte, Agenor Leal, explica que o estado de greve da categoria poderá ter uma efetividade maior a partir do próximo dia 15 de abril, quando em assembleia estadual acontecerá em Florianópolis e os professores irão decidir pelo início da greve ou não. A executiva estadual do Sinte tentou, por inúmeras vezes, sem obter sucesso, agendar uma audiência com a Secretaria de Estado da Educação (SED) para dar continuidade às negociações, especialmente sobre a descompactação da tabela, uma das principais reivindicações dos professores.
Passaram-se vários dias após o anúncio da greve da categoria, ainda no mês de março passado, e até o momento não houve qualquer interesse do governo do estado em retomar as negociações e, mais uma vez, tentar por fim ao impasse salarial.
Ainda de acordo com Leal, nestes encontros realizados é notória a insatisfação dos professores da rede estadual, o que não fica descartado a real possibilidade de uma greve forte, caso venha a se confirmar, como foi a mobilização dos professores da rede estadual no ano de 2011, quando se registrou uma das greves mais fortes nos últimos dez anos em Santa Catarina.



