PT notifica Google por sugestão de pesquisa "Lula corrupção" na plataforma de pesquisa

O PT enviou uma notificação extrajudicial no domingo (07) para a empresa Google por uma sugestão de correção de pesquisa.
O fato se deu devido na última sexta-feira (5), um usuário pesquisar na plataforma de busca por “Lula coroação”, referindo-se a presença do presidente na cerimônia do Rei Charles III.
A notificação foi assinada pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, que disserta sobre as buscas entre Jair e Lula, relacionado a buscas do nome do ex-presidente Jair Bolsonaro “Jair coroação” a plataforma faz uma sugestão diferente e ilógica dando como correção “Jair coração”. Já a de Lula a plataforma sugere “Lula corrupção”.
O ofício pede explicação pela associação e alega que a associação da busca configura "abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros".
Um trecho retirado do documento traz a seguinte frase: "A Notificada (Google) está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal".
O partido ainda menciona o posicionamento da empresa referente ao PL das Fake News.
Os criadores de conteúdo e usuários das redes sociais indicaram que a Google incluiu mensagens contrárias ao projeto na sua página inicial em comunicados direcionados a produtores de conteúdos e meios de anúncios em outras plataformas.
Fonte: O globo.