As escavações das estacas para a execução das fundações dos pilares de sustentação da ponte do Bairro Rio Branco, em brusque, seguem dentro do ritmo esperado pela equipe de fiscalização da obra. A expectativa é que em um mês, o serviço inicial de estruturação da passagem esteja concluído. Paralelo aos trabalhos, a empresa licitada realiza a montagem das vigas de 40 metros de extensão no próprio canteiro.
Todas as vigas do acesso serão feitas nas margens do rio Itajaí Mirim, para em seguida ser lançada com guindaste. A construção se dá ao lado do pontilhão de madeira, atualmente existente na rua Maximiliano Furbringer. De acordo com o engenheiro e diretor da Secretaria de Obras Rafael Lopes de Lima, nessa fase as ações não são tão visíveis, visto que a execução se dá dentro do solo.
“A obra teve início em fevereiro, e avança positivamente, principalmente por conta das condições climáticas. Até a definição da altura da ponte, a empresa adiantou toda parte estrutural que é confeccionada no solo das margens do rio”, destaca Rafael.
O projeto prevê a construção em concreto armado do acesso com 90 metros de extensão, oito metros de largura e um vão livre de 40 metros, ou seja, sem nenhum pilar dentro do rio. Durante a execução, a passagem de madeira permanece liberada para a utilização de toda comunidade local. A obra denominada como Ponte do Rio Branco sobre o rio Itajaí Mirim foi viabilizada por meio do recurso Fundam, do governo estadual.
Texto: Assessoria



