A educação como novo nome de desenvolvimento foi destacada no início da tarde desta sexta-feira (6), em mais uma edição do Almoço de Ideias, promovido pela Associação Empresarial de Brusque (AciBr). O palestrante do evento foi o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Corte.
Já de início ele defendeu que – mesmo em meio ao tempo de crise nacional – agora é a hora de falar de educação. “Estamos passando por essa crise, entre outros motivos, em razão da educação. Os países que têm dirigentes públicos bem formados, não só na parte teórica, como ciências ou matemática, mas também em ética e responsabilidade social, eles vivem outra realidade. Se tivéssemos essa formação completa, talvez não estivéssemos passando pela crise que estamos passando hoje”, pontuou.
Ele também apresentou números, inclusive de uma pesquisa realizada em 2012, a qual apontava que 69% das indústrias possuíam problemas com a qualificação dos trabalhadores. E ele foi além ao dizer que 52% das indústrias reclamam da má qualidade de ensino na educação básica. Para ele, para haver melhorias, as indústrias devem atualizar o parque fabril e inovar mais. “E isso exige mais qualificação dos funcionários”, destaca.
Além da educação, ele também falou sobre a produtividade brasileira, principalmente relacionada a outros países. Um exemplo disso é que o brasileiro precisa de quatro funcionários para produzir a mesma quantidade que um americano. “A produtividade melhora quando colocamos mais trabalhadores para fazer o mesmo serviço”, completa Corte.
O palestrante também relatou sobre a baixa no ensino técnico nos últimos anos – que deveria ser o contrário. O país em números, ele afirmou que o Brasil evoluiu com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), inclusive chegando aos 35 mil alunos cursando o ensino técnico no estado. No entanto, em 2015, com os cortes do Governo Federal ao programa, as matrículas caíram 57%.
O prefeito de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto, destacou que o evento é tradicional e importante para a cidade. “Estão reunidos aqui os grandes empresários, que movimentam a nossa economia e geram empregos. E nós temos a informação que Brusque é quinta cidade, dentro de Santa Catarina, a gerar o maior número de empregos”, afirma o prefeito.
O presidente da AciBr, Halisson Habitzreuter, também explica que a intenção do almoço de ideias é reunir classe empresarial em um ambiente informal. “Nós fomos hoje muito bem prestigiados, temos mais de 300 pessoas aqui. E o tema, como o doutor Glauco colocou, a importância da necessidade de nós qualificarmos as crianças para que sejam melhores profissionais no futuro”, finaliza o presidente.


