Sinte/SC avalia greve estadual
A greve dos professores em SC prossegue, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC). Apesar da baixa adesão em algumas regiões, como a Regional de Brusque, em outras a participação têm sido significativa, segundo informe do sindicato, através da vice-coordenadora estadual, Janete da Silva.
Conforme ela, a adesão dos professores da rede pública estadual nestes primeiros dias tem sido maior na região metropolitana de Florianópolis, no Sul - em Criciúma - e no Oeste do Estado - em Chapecó. A vice-coordenadora afirmou que a pressão do governo tem conseguido inibir a participação dos professores no movimento grevista.
O coordenador regional do Sinte, Agenor Leal, informou acreditar que uma adesão maior dos professores deverá ocorrer ainda nesta semana. Leal reconhece que, até o momento, a participação dos professores no movimento tem sido inexpressiva. Um dos motivos, segundo ele, também é a pressão que a categoria tem sofrido pelo governo Estadual, através da secretaria de Estado da Educação.
O coordenador disse uma reunião na Capital avaliará os dois primeiros dias de greve, para que o sindicato consiga identificar as ações que deverão ser desenvolvidas em cada região.
Nos próximos dias, é intenção do Sinte/SC buscar junto aos pais e alunos o apoio para a mobilização dos professores da rede pública estadual.


