Acidentes com motos são os mais comuns em Brusque, diz médico

Entrevistado no Rádio Revista Cidade, na manhã desta quarta-feira (13), o médico ortopedista, Antônio Custódio, diz que nos 36 anos de trabalho, em Brusque, o número e a gravidade dos acidentes, aumentaram muito na região e as motos são os principais. "Quando se fala em acidente, as motos sem dúvida ganham de todos os acidentes".
Questionado sobre o uso do cinto causar algum trauma, ele destacou que sim, mas que o risco é mínimo “Apenas 2% das mortes no trânsito poderiam ter sido causadas pelo uso do cinto de segurança em 98%, o cinto salva. Então é questão de escolha, você trocar 2 por 98. Eu prefiro usar o cinto”, destacou.
Doutor Custódio chamou a atenção para o uso do cinto de segurança, muitas vezes negligenciado por passageiros que sentam no banco de trás. “Em um acidente com o carro a 50km/h, a pessoa no banco de trás que é jogada para frente, tem o peso de um filhote de elefante, consegue arrancar e prensar o passageiro da frente contra o painel”, explicou.
O médico ressaltou que falta educação no trânsito. “A curto prazo, deveria começar com as punições, porque como dizem, a parte que mais dói no ser humano é o bolso. E a longo prazo, educação nas escolas, que aqui não temos”.


