Prazo para adequação está expirado

Neste ano de 2014, a Vigilância Sanitária de Brusque estará desenvolvendo uma novidade em relação ao trabalho de fiscalização. Conforme a coordenadora Lucie Herta Hilbert, nos próximos meses o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, também passará a contar com uma fiscalização contínua.
Hilbert informa que a fiscalização passou a ser obrigatória de acordo com a portaria 306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conoma), que determina a fiscalização do lixo produzido por esta área, pois alguns destes produtos são infectantes, e quando descartados de forma inadequada expõem em risco a saúde das pessoas.
Nos próximos dias a Vigilância Sanitária de Brusque vai agendar uma reunião com o setor para repassar orientações. Após, vai iniciar o trabalho de fiscalização no município. A coordenadora também informou que foi realizada na semana passada, quarta-feira (26) uma reunião entre a Vigilância Sanitária de Brusque e representantes de mercados e supermercados da cidade para tratar sobre serviços de inspeção municipal. A reunião teve foi realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.
Lucie avalia como positiva a reunião com os supermercadistas. O principal assunto tratado com os representantes deste segmento foi dar sequência aos trabalhos que iniciaram ainda em 2013, quando a Vigilância Sanitária repassou orientações aos responsáveis técnicos destes estabelecimentos quanto aos serviços de inspeção municipal, validade de produtos, condicionamento e a exposição de produtos nas gôndolas.
No ano passado, a Vigilância Sanitária, justamente em reunião com os supermercadistas, estipulou prazos de adequação para que todos os supermercados e mercados pudessem se adequar as normas exigidas por lei, prazos estes que expiraram neste início de 2014. Segundo Lucie Herta Hilbert, um trabalho ostensivo de fiscalização será realizado neste ano e a Vigilância não dará mais prazos de adequação, pois os representantes deste segmento comercial estavam cientes dos prazos estipulados em reunião para suas adequações.


