Dia do Descobrimento do Brasil e Dia da Terra
Este domingo (22) é marcado por dois significativos momentos: o Dia do Descobrimento do Brasil, em 1500; e a data em que se comemora o Dia da Terra.
Há 512 anos, Pedro Álvares Cabral foi instruído para fugir do litoral africano a fim de impedir os ventos na busca do reinado português por novas colônias. No entanto, o almirante fugiu tanto que só no dia 21 de abril de 1500 os marinheiros notaram a presença de terra à vista.
No dia seguinte visualizaram um monte alto, o qual foi nomeado como Monte Paschoal - naquela semana era a semana da Páscoa. No mesmo a esquadra chegou a um porto que recebeu o nome de Porto Seguro onde é hoje a Bahia. Cabral tomou posse da terra em nome do rei de Portugal - Dom Manuel I - que mandou erguer uma cruz de madeira com o brasão de Portugal
O dia Mundial da Terra é comemorado desde que, nos Estados Unidos, na década de 1970 , um senador organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Foi a partir da década de 1990 que a data se internacionalizou e outros países também passaram a celebrar a data.
Terceiro planeta a partir do Sol e quinto em tamanho dos nove que compõem o Sistema Solar, a Terra pesa em torno de seis sextilhões, 586 quintilhões, 242 quatrilhões e 500 trilhões de toneladas. A distância média da Terra ao Sol é de 149.503.000 km. Como tudo no Sistema Solar, a Terra se move pelo espaço à razão de 72.360 km/h em direção a constelação de Hércules. A Terra e a Lua, giram juntas em uma órbita elíptica ao redor do Sol, que dura 365 dias (movimento de translação). A Terra gira sobre o próprio eixo uma vez a cada 23 horas 56 minutos e 4,1 segundos (movimento de rotação).
- Tem em torno de 4,5 bilhões de anos
- São 510,3 milhões de km2 de área total
- Aproximadamente 97% da superfície da Terra são compostos por água
- O ponto mais alto da Terra é o Monte Everest, no Nepal (China), com aproximadamente 8.800 metros de altura.
- A população humana atual é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas


