Dia Mundial sem Tabaco: Confira ações realizadas em Brusque

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. É o que aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ampliar o debate sobre o assunto e assim diminuir estes números, é celebrado nesta quarta-feira (31) o Dia Mundial sem Tabaco.

Em Brusque as Unidades Básicas de Saúdem mantém grupos com usuários de tabaco que tem a intenção ter uma vida mais saudável e parar de fumar. “São grupos de apoio e acompanhamento do tabagista. O tratamento consiste em aconselhamento terapêutico estruturado/abordagem intensiva, acompanhamento pelo tratamento medicamentoso”, detalha a diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Sassi.

Durante esta semana, o programa Academia da Saúde também desenvolve atividades de conscientização dos usuários de tabaco e promoção de atividades físicas.

O tabaco e os riscos de dependência

A nicotina, substância encontrada no tabaco, é classificada como psicoativa e atua estimulando o sistema nervoso central, que está relacionado com a motivação, sexualidade, atenção, prazer e recompensa.

O risco de dependência está diretamente relacionado à rapidez com a qual a substância produz seu pico de ação. Poucos segundos após a tragada do produto, a nicotina atinge o sistema de recompensa estimulando a liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, melhora da cognição, promoção de maior controle de estímulos e emoções negativas e redução de ansiedade e do apetite. Esse processo produz um reforço positivo e a necessidade de repetição de seu uso.

O tabagista, ao tragar, experimentará uma sensação de prazer e bem-estar ainda mais intensa e duradoura. Com o tempo, uma maior quantidade será necessária para alcançar e manter essas sensações, caracterizando tolerância, e, portanto, o quadro de dependência química. Além disso, a nicotina apresenta meia-vida de duas horas e, após esse período, com a redução dos níveis plasmáticos, sintomas desagradáveis, como irritação, depressão, ansiedade e aumento do apetite, podem surgir e dificultar a abstinência, levando o tabagista a fumar novamente para livrar-se do
desconforto.

O usuário que apresentou, no ano anterior, pelo menos três dos critérios a seguir, pode ser considerado dependente da nicotina:

• Desejo forte e compulsivo para consumir a substância;
• dificuldade para controlar o uso;
• Síndrome de abstinência e consumo da mesma substância ou similar, com a intenção de aliviar ou evitar sintomas de abstinência;
• Evidência de tolerância, ou seja, necessidade de doses crescentes da substância para obter os efeitos produzidos anteriormente com doses menores;
• abandono progressivo de outros prazeres em detrimento do uso de substâncias psicoativas;
• aumento do tempo empregado para conseguir ou consumir a substância ou recuperar-se de seus efeitos;
• persistência no uso apesar das evidentes consequências, como câncer pelo uso do tabaco, humor deprimido ou perturbações das funções cognitivas relacionada com a substância.

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...