Conheça a história do conserveiro com mais tempo de trabalho na cidade

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos conta diariamente com o trabalho dos conserveiros na cidade. Na prática, são servidores que atuam nos bairros e localidades onde residem, com a responsabilidade de manter limpas e conservadas estradas e ruas. Eles não precisam se deslocar até a sede da Secretaria todos os dias, mas cumprem a mesma carga horária, ou seja, das 5h às 13h30. 

Com 23 anos de atividade, Tarcísio Raiser, 63 anos, é o conserveiro com mais tempo de serviço. Ele atua na localidade de Taquaruçu, no bairro Cedro Alto, e tem a responsabilidade de manter conservados seis quilômetros de estrada sem pavimentação. 

“Comecei na Secretaria em março de 2000, são anos dedicados a esse trabalho, gosto muito do que faço, levanto às 4h, tomo meu café, e às 5h vou para o trecho. Faço roçada, capinação, fecho alguns buracos com o material que a Secretaria manda, fico atento quando chove porque entope as bocas de lobo, com as folhas que vem com a água, ai preciso limpar para não alagar a estrada e danificar e assim vou organizando meus dias”. 

Emocionado, ele relata que a estrada que hoje ele faz a limpeza, foi feita, no passado, pelo seu pai. “Temos uma história com essa localidade, meu pai e seus companheiros na época, abriram essa estrada, com facão e foice. Antigamente era tudo mais difícil, agora conservar é bem mais fácil. Sou feliz fazendo o que faço”. 

Dedicado ao trabalho, Raiser, como é conhecido, disse que nesses 23 anos de trabalho, teve apenas 10 dias de atestado. “Procuro sempre fazer o melhor, cumprindo minhas tarefas. Meu pai dizia, se fizer certo hoje, lá na frente também vai dar certo. Peguei uma vez atestado, quando fiz um procedimento de colocar uma molinha no coração e quando me recuperei logo voltei a ativa”. 

O secretário de Obras, Ricardo José de Souza, destaca o trabalho desses servidores. “Eles têm uma importância muito grande para a manutenção da cidade, estão diariamente nos bairros, tem um cronograma de atividades conforme a necessidade e conhecem bem a região”.  

Atualmente são 32 conserveiros espalhados pelo município. Diariamente, o chefe de limpeza e conservação, José Ademar Hebile, faz a rota e conversa com os servidores. “Todos os dias vou nos locais para saber as necessidades de cada um, às vezes precisam de ferramentas, material para as estradas, estamos sempre em contato para dar suporte, para que eles possam fazer da melhor forma o trabalho nas suas regiões”.

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...