A coordenadoria do Orçamento Estadual da Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina (ALESC) participou na manhã desta sexta-feira (29), de uma reunião preparatória na Câmara Municipal de Brusque para tratar sobre as modificações na Constituição do Estado e também a distribuição mais igualitária do orçamento regional.
A proposta da reunião foi de trazer uma orientação para que a Câmara de Vereadores, ADR e os prefeitos da região se unam para discutir quais são as três principais prioridades da região para o próximo ano.
Segundo o Coordenador de Orçamento Estadual, Adilor Guglielmi, os municípios não podem mais pensar de uma forma individual sobre os recursos distribuídos e sim de uma forma igualitária para a região, que abrange as cidades de Brusque, Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.
Durante a reunião, o presidente da Câmara Jean Pirola comentou sobre a falta de representatividade da região que conta apenas com um Deputado Estadual para representar todos os municípios. Guglielmi concorda com o posicionamento do presidente e afirma que só é possível haver voz ativa se existir junto à Câmara de Vereadores, os prefeitos, deputados e também a Agência de Desenvolvimento Regional, pois esta junção é fundamental para que os projetos funcionem.
A partir da agora, o grupo composto por Vereadores e prefeitos começará a se reunir para que façam encaminhamento entre os oito municípios da região e encontrem as três prioridades, para que no dia sete de julho, que é a data prevista para a assembleia pública acontecer, não haja uma disputa por uma ou outra prioridade.