Lanchinhos nas mãos, olhares atentos, muita atenção. Foi assim que muitas crianças, pais e mães que estiveram na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, localizada na Travessa Lagoa Dourada, puderam passar a manhã deste sábado (22). Tudo porque eles assistiram a divertida apresentação do artista guabirubense Emiliano de Souza, contador de histórias. É o início do projeto Arte nos Bairros, da fundação municipal de cultura de Brusque.
A contação intitula-se Entre sabidos e bocós e traz ao público uma série de canções e contos que, entre risos e dança, acaba por ensinar grandes lições para a criançada. Elas, sempre atentas, impressionam pela capacidade de absorção das histórias. De acordo com o artista, a presença no ginásio de esportes da escola neste sábado acabou emocionando-o. É pai e filho participando junto. Foi muito rica essa experiência. Espero muito que essa ação de contar histórias seja uma coisa que volte em nossas famílias, ressalta.
Sobre o projeto, Emiliano elogiou a iniciativa, tendo em vista o oferecimento de diversos tipos de expressões culturais para a população. Ele trabalha há cerca de quatro anos e meio como contador de histórias. Estou sempre reciclando, fazendo cursos, se inscrevendo em oficinas para aprender sempre mais nessa arte milenar de contar histórias.
Em suas apresentações, Emiliano evita moralizar e didatizar os contos. Ele crê que a absorção moral deve partir do receptor e que se couber ao contador de histórias o fazer, acaba por entregar uma visão egoísta e singular das narrativas.
O próximo Arte nos Bairros deve ocorrer na escola do Bairro Poço Fundo.
LDO



