ACIBr propõe reativação do ‘Conselho das Entidades Para Uma Brusque Melhor’
A diretoria da ACIBr – Associação Empresarial de Brusque recebeu representantes de entidades de classe na noite desta segunda-feira, 7 de maio, oportunidade em que propôs a reativação do ‘Conselho das Entidades Para Uma Brusque Melhor’.
Durante o encontro, foram abordados temas como a necessidade de realização de uma campanha contra dar esmolas nos semáforos e outros locais da cidade, a criação de uma pauta de reivindicações para os candidatos ao pleito eleitoral deste ano, e também, o lançamento de uma campanha para conscientização dos eleitores. “A união das entidades e da sociedade civil organizada é essencial para alcançarmos objetivos comuns. Hoje voltamos a estreitar esses laços, com a proposta de reativar o Conselho das Entidades, a fim de debatermos problemas sérios da nossa região, como a questão dos andarilhos, malabares, o comércio ambulante em semáforos e ruas, e a situação de esmola que existe em vários pontos do município”, salientou o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.
Em relação a campanha contra esmola, chegou-se ao consenso dos participantes, que é algo que deve partir do Poder Público e contar com o apoio das entidades. O presidente da OAB Brusque, Dr. Renato Munhoz, observou que a Comissão de Direitos Humanos da OAB elaborou um relatório no ano passado, elencando diversas observações e sugestões de medidas a serem tomadas pela Administração Municipal, em relação a essa questão social.
O diretor de Núcleos, Marlon Sassi observou que o Poder Executivo precisa reconhecer as iniciativas que já estão dando certo e dar suporte para os voluntários que se dedicam de coração, no trabalho realizado junto às pessoas em situação de rua, com o objetivo de encaminhá-los para comunidades terapêuticas, ao mercado de trabalho, ou para suas famílias.
Os representantes das entidades entendem que é preciso primeiramente adequar a Legislação, para inibir o consumo de bebidas alcoólicas e drogas em praças, e possibilitar também a parceria da Prefeitura, com a Polícia Militar e outras organizações, que possam auxiliar na fiscalização dessas regras e no combate das abordagens em semáforos, por exemplo, que vem sendo muito comuns, ultimamente. “Vamos elaborar um documento propondo ações urgentes, para juntos entregarmos ao prefeito e ao novo secretário de Assistência Social, no sentido de providenciarem atitudes a curto prazo. Nossa cidade merece e vamos cobrar soluções”, destacou Halisson.
Voto Consciente
Ainda durante a reunião, a ACIBr apresentou às demais entidades, a proposta de uma campanha que visa chamar a atenção dos eleitores e conscientizar para a importância de votar em candidatos Ficha Limpa e que irão garantir a representatividade de Brusque e região. “Temos que começar a conversar sobre a questão política já que estamos em ano de eleições para eleger deputados, governador, senadores e presidente. Queremos alertar para a importância do voto útil, de um voto regional, do perfil que esperamos dos candidatos no qual nenhuma entidade abre mão de que sejam candidatos Ficha Limpa e comprometidos com nossa região e com as prioridades que vamos elencar para Brusque e região. Vamos conversar com as prefeituras, para que elas nos passem as necessidades de apoio tanto estadual e federal, e formular uma pauta única de reivindicações. O objetivo é trabalhar em prol da sociedade”, descreveu o presidente da Associação Empresarial, solicitando a cada entidade, para que indique demandas que considere prioritárias para a região, a serem incluídas na pauta de pedidos, bem como, descreva o perfil ideal dos candidatos a serem votados.
O próximo encontro do Conselho das Entidades Para Uma Brusque Melhor, ficou agendado para o dia 11 de junho, quando será finalizada a pauta de reivindicações que irá apontar as necessidades mais urgentes da região, a ser entregue aos candidatos aos cargos de deputados e senadores. Além da ACIBr, integram o Conselho das Entidades: CDL, Sindilojas, Sinduscon, SIMMEBr, CESCB, Sindivest, Sifitec, AmpeBr, OAB, CEAB, Unifebe, UBAM e Observatório Social de Brusque.