Hospital Evangélico completa 76 anos

A Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque (HEM) comemora nesta terça-feira (18) 76 anos de fundação. Durante o dia, o projeto Música no Hospital em parceria com a Fundação Cultural de Brusque levará canção e emoção a pacientes e seus acompanhantes. Já os funcionários do HEM cortarão o bolo dos 76 anos com a presença do corpo clínico e técnico do hospital.
Nascemos vinculados à Comunidade Luterana, mas hoje atendemos todos os moradores, não apenas de Brusque, mas também de Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e São João Batista. O hospital chega aos 76 anos desempenhando um papel importante no atendimento à saúde de toda a região, explica o presidente da diretoriaeExecutiva do HEM, Carlos Alberto Kühn.
Segundo ele, a Maternidade foi fundada para procedimentos simples de ambulatório. No entanto, com o passar do tempo, acabou acompanhando o desenvolvimento, sobretudo tecnológico, na área da saúde. Nossos médicos voltavam de congressos com muitas novidades e o hospital se esforçava para dar esse suporte em termos de equipamentos e estrutura. Hoje, os avanços na área da saúde são diários, rápidos e permanentes. Muitos procedimentos executados há três anos, por exemplo, já estão obsoletos. Diante deste contexto, o HEM decidiu se modernizar e se transformou em uma unidade bastante completa, atuando com muito profissionalismo nas mais variadas patologias, ressalta Kühn.
O posicionamento de responsabilidade e compromisso com a medicina moderna trouxe muitos ganhos para a população de Brusque e região. O maior deles é a proximidade de atendimento, já sendo dispensável para muitos casos o deslocamento até cidades vizinhas ou mesmo outros Estados. Em anos anteriores, exames ou cirurgias de alta complexidade eram executados em Blumenau, Florianópolis, Curitiba e até São Paulo, comprometendo a qualidade de vida do paciente já debilitado bem como de toda a família, necessária como acompanhante.
Havia o desgaste do paciente e também da família, que precisava perder dias de trabalho. Somado a isso ainda havia a despesa da viagem e os gatos com hotel. Hoje o HEM tem capacidade para atender toda a comunidade de Brusque e região e está empenhado em oferecer um atendimento moderno e de qualidade, ressalta Kühn.
E, para 2014, o grande avanço do HEM será mesmo a implantação da UTI Neonatal, prevista para o mês de maio. As obras, em fase final, já relevam o espaço considerado um dos mais modernos de Santa Catarina. O processo de compra de todos os equipamentos passou pela avaliação dos nossos médicos pediatras. Por isso, posso garantir aos pais que trabalharemos com equipamentos de altíssima geração, aquilo que há de mais moderno atualmente para suprir as necessidades de uma UTI Neonatal, completa Kühn.