Com o Ginásio Municipal João Scheffer lotado no sábado (15), foi oficialmente dada a largada para o maior evento esportivo de Guabiruba, que reúne 1.664 atletas da cidade em 36 modalidades, entre masculino e feminino. A abertura da 17ª edição dos Jogos Comunitários iniciou às 18h com o desfile das seis delegações: Aymoré, Centro, Guabiruba Sul, Imigrante, Lageado e São Pedro.
A abertura teve a participação de autoridades municipais e foi marcada ainda pelo jogo festivo entre a equipe de futsal feminina do Barateiro, de Brusque, e atletas do Sub 18 de Guabiruba, muitos que treinam na Afeg. O jogão conquistou a torcida, que vibrou com a partida disputadíssima. O resultado ficou em sete a quatro para a equipe de Guabiruba.
O objetivo da competição é integrar os bairros e as comunidades do município. E isso ocorre apesar da rivalidade ficar acirrada entre as equipes. Cada uma briga pela vitória. Nestes 17 anos de Comunitários, o São Pedro é a agremiação que mais possui títulos. São oito no total. Disparou na frente, já que em segundo está o Aymoré, com a metade de títulos conquistados. Logo atrás está o Lageado, com três vitórias e em quarto o Centro, com uma. O Imigrante e o Guabiruba Sul ainda não possuem títulos.
Idealizado pelo guabirubense Osnir Schlindwein, os Jogos Comunitários ganham novo fôlego a cada ano. Em 2014, nenhuma equipe ficou fora dos jogos por punição, o que aumentou o número de participantes.
A importância de prevalecer o espírito esportivo entre as equipes foi destacada na fala das autoridades que prestigiaram a abertura dos jogos. Estiveram presentes o prefeito, Matias Kohler, seu vice, Valmir Zirke, presidente do Poder Legislativo, Waldemiro Dalbosco, o idealizador dos Jogos Comunitários, Osnir Schlindwein, secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Luiz Schlindwein Filho, coordenadora do Barateiro, Daniela Civinski, entre outros vereadores e secretários municipais.
O atleta Cleiton Reichert, que em 2013 conquistou medalha de prata individual e de ouro por equipe nos Jogos Abertos de Santa Catarina JASC representando Guabiruba, foi o responsável pelo juramento do atleta, repetido pelos demais participantes da competição.
Conforme o secretário de Esportes, a competição segue até 19 de maio, totalizando 75 dias de confrontos. A premiação será no dia 31 de maio, evento que integra a programação de aniversário dos 52 anos do município. Esporte é disciplina, respeito, superação, amizade, vibração, cooperação, perseverança, é também vida e a emoção que nos inspira. E é esse espírito que deve envolver os nossos décimos sétimos Jogos Comunitários, declarou.
O prefeito também destacou que esta é uma festa do esporte guabirubense. Essa foi uma forma que se encontrou de integrar o esporte de Guabiruba como um todo, e a cada ano o evento vem se superando. Percebemos que ao longo das administrações, e não é diferente na nossa, há o incentivo e o apoio cada vez maior às comunidades, para que elas possam se organizar e representar o seu bairro, e oferecendo as condições para que realmente o evento aconteça, pontuou Kohler.
Logo após a abertura no sábado, entraram em quadra os atletas do futsal Sub 14. O título foi disputado entre o São Pedro e o Aymoré e ficou com o São Pedro. A terceira posição ficou com o Centro e a quarta com o Lageado.
No domingo (16) foi a vez das equipes de tênis de mesa se enfrentarem. No feminino, o Aymoré saiu na frente, ficando com o 1º lugar, seguido do Guabiruba Sul, Lageado e Imigrante. No masculino, o título ficou com o Centro. A segunda colocação com o Imigrante, a terceira com o Lageado e a quarta com o Guabiruba Sul.