Grupia serve de exemplo a outras cidades
Constituído em Brusque em 8 de outubro de 2010, o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) estará até o dia 5 de abril proferindo conferências, palestras e ministrando seminários de formação para agentes de promoção, defesa e atendimento às crianças, adolescentes e famílias em três regiões catarinenses.
O trabalho voluntário está sendo realizado pelo conselheiro tutelar brusquense Paulo Vendelino Kons, um dos idealizadores do Grupia. Na formação dirigida aos novos conselheiros tutelares, realizada durante sábado (31) em Rio do Oeste, Kons enfatizou que "tudo o que é considerado direito das crianças e adolescentes deve ser considerado dever das gerações adultas, representadas pela família, sociedade e Estado" e que "o atendimento aos direitos da criança e do adolescente deve ser encarado como prioridade absoluta, devido ao fato de eles não terem condições de suprir por si mesmos as necessidades básicas, serem pessoas em condição peculiar de desenvolvimento e possuírem um valor intrínseco. São seres humanos integrais em qualquer fase de desenvolvimento e em valor projetivo, são portadores do futuro das respectivas famílias, de povos e da espécie humana", considerou Kons.
Na tarde desta segunda-feira (2), Paulinho estará no plenário da Câmara Municipal de São Cristóvão do Sul, onde enfocará a missão da família na criação e educação dos filhos. Em Canoinhas, os trabalhos de terça-feira serão dirigidos aos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do CRAS, a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social, além dos conselheiros municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a quarta-feira e manhã de quinta-feira santa, os trabalhos serão focados na formação de novos conselheiros tutelares.
Colaboração: Paulo Kons


