O que propõe a igreja Católica para a Semana Santa
Em Brusque, a Páscoa cristã começará às 9 horas do dia 1ª, através de uma procissão com saída do convento Sagrado Coração de Jesus. Os fieis sairão pela avenida das Comunidades em sentido à igreja Matriz, onde acontecerá uma celebração solene. Neste mesmo dia, as missas ocorrerão normalmente, às 7 horas, 17 horas e 19 horas.
Durante a semana seguinte, de segunda (2) à quarta-feira (4), às 19 horas, acontece as missas que antecederão a Via Sacra. A igreja disponibilizará sacerdotes para o atendimento à pessoas que estão se preparando para a Páscoa, passando informações de horários de missas e confissões. Na quinta-feira (5), acontecerá o Tríduo Pascal, com a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Nesse período é feito o memorial à recordação, o dia de instituição da Eucaristia, mais conhecido como "o lava pé" e preceito fraterno. Na Sexta-Feira Santa, às 15 horas, será feita a celebração de Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com compartilhamento da comunhão e adoração da Cruz.
No mesmo dia, às 19 horas, a igreja Matriz será a única das 11 paróquias de que faz parte, a celebrar o Senhor Morto. No Sábado Santo haverá a proclamação da Vigília Pascal, às 19 horas. No domingo, diferente dos anos anteriores, às 6h15min começará a procissão da Ressurreição. Em seguida, às 7 horas, será celebrada a missa com transmissão da Rádio Cidade.
Para o padre Jair Rodrigues Costa, pároco da igreja Matriz, "a data por si, cala profundamente na vida das pessoas". Para ele, a Semana Santa, num sentido de globalização, "é a data onde celebra toda a razão de toda igreja, que está centralizada do Tríduo Pascal". A mensagem que o religioso deixa é que "a data está fundamentada na vida do Cristo, porque eu não posso querer buscar a vida do Ressuscitado, quando ignoro milhares de pessoas que vivem à margem de um processo de dignidade".


