Biografia de Edino Krieger é lançada no Rio de Janeiro
Os volumes I e II da obra Edino Krieger - crítico, produtor musical e compositor - serão lançados no sábado (31), às 18h30min, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, marcando o 84º aniversário do homenageado.
Elaborada pela musicóloga e pesquisadora Ermelinda Azevedo Paz Zanini, a biografia do maestro brusquense começou a ser escrita há 17 anos. Em dois volumes, o livro aborda a infância de Edino em Brusque, a ida para o Rio de Janeiro, os estudos nos Estados Unidos e na Inglaterra, a convivência dele com a elite da música brasileira (Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Santoro, Guarnieri e Koellreutter, entre outros) e os três aspectos mais importantes da carreira: o compositor, o crítico musical e o produtor cultural, atividades às quais ele se dedicou durante toda a vida, quase sempre simultaneamente.
Publicada pelo Sesc, a obra traz também um catálogo temático das obras de Edino, o mais completo já publicado. Na abertura da solenidade de lançamento, a Orquestra de Barra Mansa (RJ) apresentará quatro peças sinfônicas do homenageado: "Abertura Carioca" (2008), "Abertura Solene" (2007), "Canticum Naturale" (1972, com participação da soprano Veruschka Mainhard) e o terceiro movimento do painel sinfônico "Terra Brasilis" (1999).
Colaboração: Paulo Kons (assessor cultural do Instituto Aldo Krieger)


