A partir do mês de maio os estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Brusque poderão aprender mais e de um jeito diferente sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A Secretaria de Saúde adquiriu o software educacional Agente Mirim, um jogo que busca conscientizar as crianças com relação aos meios de combater o mosquito Aedes Aegypti. Pedro Rodrigues, um dos desenvolvedores do game, explica que este meio de ensino tem se mostrado muito eficaz. “As crianças se divertem enquanto aprendem”. O município foi o primeiro no país a aderir ao jogo.
O jogo traz muitas tarefas nas quais as crianças vão coletar e eliminar focos da doença. Vão aprender sobre a crotalária e outros pontos curiosos que podem ajudar no combate ao mosquito que transmite a dengue, o zika vírus e a chikungunya. Em uma das fases do game, por exemplo, as crianças devem ir em todos os pratos dos animais para trocar a água.
O secretário de Educação, Ivanor de Mendonça, explica que o software será implantado gradativamente de forma estratégica nas escolas da rede municipal, para ser trabalhado com crianças com idade entre 6 e 10 anos.
Ivanor destaca ainda a importância de aliar tecnologia à educação. “É uma ferramenta fundamental de motivação dos estudantes. Vem ao encontro da velocidade de informação que está acessível para a maioria das crianças, que desenvolvem um nível avançado de letramento desde cedo”.
A secretária de Saúde, Ivonir Zanatta Webster, ressalta que os jogos chamam atenção das crianças. “Eles vão aprender brincando, sobre como combater os focos do mosquito e serão multiplicadores. No futuro o software será disponibilizado para todas as pessoas fazerem download”.



