A farmácia deixou de ser, há muito tempo, um lugar que trata apenas a doença, para se tornar a promotora de saúde e bem-estar das pessoas. Tanto que 80% da área de venda da maioria das farmácias, é voltada aos produtos de beleza e perfumaria.
Com o objetivo de falar sobre este panorama do canal farma, e de estratégias para driblar a crise diante de um cenário econômico nacional turbulento, o Núcleo de Farmácias Drogarias e Manipulação da Associação Empresarial de Brusque recebeu na noite de quarta-feira, 6 de abril, o consultor Fábio Centeno Stelmaszczyk, para palestra ‘Farmácia na Era do Nexo – sua farmácia em 360°’. A palestra recebeu o patrocínio da Rede MasterFarma e foi realizada no Centro Empresarial de Brusque.
Na oportunidade, a coordenadora do Núcleo, Claudete Willrich Sani, ressaltou a importância do evento e de todas as atividades que o grupo planeja para este ano de 2016. “Procuro sempre estar me atualizando, participo de congressos, convenções e vejo como isso traz benefícios, como traz coisas novas. Falei isso ao grupo e é um objetivo trazer algo diferente, realizar mais ações para que o Núcleo seja mais ativo e atuante, com novidades a cada mês”, comentou.
Para Centeno, a ideia do Núcleo em buscar palestras e capacitações é fantástica. “Os núcleos fortalecem as empresas. Cara hora investida em treinamento tem um grande retorno em resultados. Há diversos estudos que comprovam isso”, justificou ele, que fez diversas dinâmicas com o grupo ao longo da noite.
Centeno fez várias perguntas aos participantes sobre o seu negócio, seu público, sobre o pensar diferente. Questionamentos que geraram reflexão, o famoso ‘pensar fora da caixa’, como o palestrante definiu, e que podem melhorar o dia a dia do negócio. “Se pegarmos os principais jornais do país, em suas páginas de economia vamos perceber que o canal farma está na contramão da crise. Nós crescemos 12.6% no ano passado e este ano estamos crescendo a média de 8% acima da inflação. Só perdemos em crescimento para o setor de tecnologia.”, enfatizou.
O palestrante comentou ainda sobre a revolução do bem-estar, que está ancorada no segmento da farmácia. Às vezes o tratamento começa com o medicamento, mas continua com a perfumaria, com a estética. A farmácia é o único segmento que acompanha o ser humano mesmo antes dele nascer e ao longo de toda sua vida.
Segundo Centeno, a farmácia é a “bola da vez”, não para vender medicamento, não para seguir o conceito antigo de que trata doença. “Ela promove saúde e bem-estar, essa é a grande sacada. Faz as pessoas se sentirem melhor, mais energizadas. Por isso é importante os empreendedores apostarem nisso”, garantiu.