A importância da prevenção para garantir qualidade de vida foi reforçada em Guabiruba durante o Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (7). Com início às 9h da manhã e previsão de término para às 16h, o Ginásio Municipal João Scheffer e os profissionais da Prefeitura de Guabiruba, Sesc e Instituto Embelleze receberam os participantes com dicas de saúde, cortes de cabelo, pintura de unhas, design de sobrancelha, cama elástica, zumba, oficina de patchwork, verificação de pressão arterial, peso e IMC, prevenção quanto ao uso do sal (sódio) na alimentação, além de várias dicas de combate ao mosquito aedes aegypti e à gripe H1N1.
Na ocasião foi lançado um programa de computador do Aedes aegypti destinado às escolas da rede municipal de ensino. Os estudantes terão acesso ao jogo, o qual consiste na caça ao mosquito destruindo o que o mantém vivo, como água parada.
“Trouxe meu filho para interagir com as outras crianças e vim buscar informações sobre as vacinas da gripe”, relatou a moradora do Bairro São Pedro Vanessa da Silva Rodrigues, mãe do pequeno João Henrique, de cinco anos.
A secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, enfatizou que as atividades foram levadas à comunidade para reforçar a necessidade de trabalhar a prevenção das doenças e não a doença em si. “Juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família estamos trabalhando a prevenção, que depende de práticas simples, como alimentação saudável e exercícios físicos. Na essência, é a prevenção também que combate o aedes aegypti, como será a prevenção que combaterá o H1N1”, pontuou a secretária.




