Durante a manhã desta quinta-feira (7), o Hospital de Azambuja realizou uma coletiva de imprensa para apresentar a interligação de seus sistemas de consultas a exames com a secretaria de Saúde de Brusque. O objetivo é facilitar o trabalho de todas as áreas, desburocratizando o atendimento.
Segundo o administrador do hospital, Fabiano Amorim, o sistema existe no Hospital Azambuja desde o final de 2013, com os médicos da casa tendo acesso on-line a todos os exames de imagem realizados desde então. Os pacientes recebem senhas, onde é possível acessar cada exame e se necessário imprimi-lo.
Já a senha de acesso para cada Unidade Básica de Saúde foi entregue pelo hospital à secretária Ivonir Zanatta Webster durante a apresentação do sistema nesta manhã. Com isso, os médicos das unidades terão acesso a exames de pacientes da rede municipal de saúde realizados dentro do hospital.
Com isso, não será mais necessário que o paciente leve vários papeis junto em cada consulta, muito menos que a secretaria guarde resultados de exames por 20 anos, como sempre foi feito. Inclusive os laudos dos exames estarão disponíveis para os médicos que receberem o acesso.
A telemedicina, como é chamada, pretende acabar também com o desinteresse e o esquecimento de imagens e laudos de pacientes que jamais foram atrás de seus resultados. O sistema já entra em funcionamento nas unidades nos próximos dias, restando apenas que os médicos passem pela capacitação necessária.