Nesta quarta-feira (6) acontece o lançamento do livro “Posso dizer que andei! – História da Família Bissoni”, do escritor Saulo Adami. O evento ocorre no Salão Principal do Sport clube Cedrense, Bairro Dom Joaquim, às 18h.
Segundo o autor, o livro começou a ser feito em janeiro de 2015. A obra conta a história da família Bissoni com o Cesare Bissoni – que chegou ao Brasil em 1878, mais precisamente na região de Porto Franco, hoje Botuverá e antigamente pertencente a Brusque. “Em Botuverá, ele se casou e teve a formação da família. Desenvolveram todo o trabalho deles, até que um dos descendentes – Vicente Bissoni – também seguiu a própria vida e um dia decidiu se transferir para o Bairro Dom Joaquim”, conta.
Já em Brusque, no Bairro citado, ele e alguns filhos começaram a trabalhar com transportes (caminhões). “Até que um dia tiveram uma oportunidade de fazer uma viagem ao Mato Grosso. Os filhos vislumbraram uma oportunidade de bastante crescimento e resolveram investir lá também”. Adami ainda conta que o livro descreve que a empresa Transportes Botuverá foi transferida para Rondonópolis, município localizado ao Sudeste do MT. “O livro trata dessa trajetória toda, desde o Cesare Bissoni até os seus descendentes de hoje, que fazem parte da história da empresa”, completa.
Desde o início do ano passado, o escritor trabalha com a obra, desde as entrevistas, que foram 62 ao todo, até a redação e o lançamento. “Eu estive no Mato Grosso durante duas semanas, uma experiência extraordinária. Não apenas por conhecer um lugar que, para mim, era totalmente desconhecido, mas pela oportunidade de ouvir essas histórias – de muita emoção e cumplicidade, não somente por parte de parentes, mas principalmente por parte de empregados e ex-empregados, que contaram histórias do passado e do presente nessa relação de família”, destaca Adami.
LANÇAMENTO
O lançamento do livro na cidade acontece nesta quarta-feira (6). Em Rondonópolis ocorreu no início do ano, principalmente destacando a história da empresa que hoje atua no município mato-grossense. “Na semana seguinte, nós temos a intenção de colocarmos nas livrarias do município e da região, a um valor que ainda vai ser definido, mas com certeza um valor muito acessível às pessoas”, complementa o escritor.
“Posso dizer que andei!” é a 81ª obra do escritor Saulo Adami. Ele, que é de Brusque, iniciou os trabalhos em 1982 com obras de literatura. A partir de 2002 começou a publicar livros contando histórias de famílias, comunidade, empresas, cidades e entidades. “Muito feliz em poder contar uma parte a mais da história de Brusque, que é o meu tema principal”, finaliza.