Conscientizar a população sobre o Autismo e disseminar essa informação de forma eficiente são alguns dos intuitos da Associação de Amigos do Autista (AMA) Brusque e da Secretaria Municipal de Educação. Os órgãos são parceiros no projeto AMA Brusque 2016, uma das iniciativas aprovadas pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) deste ano.
As oficinas de interação previstas no projeto serão realizadas um sábado por mês, das 9h às 11h, em escolas do município. Também estão abertas às crianças autistas do educandário e de toda comunidade local. Os interessados em acompanhar os debates podem se inscrever e confirmar sua presença por meio do e-mail institucional amabrusque@gmail.com.
De acordo com a idealizadora do projeto e presidente da associação, Giselle Zambiazzi, o objetivo é realizar os encontros em oito escolas até o fim do ano. “Nosso primeiro evento foi no último dia 19 de março. Ao todo, 50 pessoas se envolveram na atividade que ocorreu na Escola de Educação Fundamental Augusta Dutra de Souza, no bairro Limeira”.
Entre os temas debatidos, está o de estímulo de interação entre as crianças autistas. Para o diretor municipal de inclusão, diversidade e projeto, Orlando Borchardt, esse é um compromisso que a Rede Municipal de Ensino assumiu, buscando mudar a realidade. “Essa é uma conquista para todos os cidadãos. Inclusão é lei, e sendo parceiros deste projeto incentivamos a busca pela igualdade”.
O próximo encontro marcado para dia 30 deste mês, na EEF. Professora Augusta Knorring, no bairro Cerâmica Reis, abordará o assunto linguagem, com a presença da fonoaudióloga Lara Castilho. O evento integra a programação de abril do AMA, período utilizado para chamar a atenção mundial sobre o Autismo.