Câmara aprova reajuste salarial para funcionários efetivos
A Câmara Municipal de Brusque aprovou nesta terça-feira (24) projeto de lei que concede reajuste diferenciado aos servidores públicos municipais efetivos e em cargos de comissão. A proposta foi encaminhada pela Prefeitura na última semana. Nove vereadores votarama favor, três contra e outros três se abstiveram.
O projeto estabelece que os funcionários em cargos de comissão não receberão reajuste salarial este ano. Ao contrário dos efetivos, que terão acrescidos em seus vencimentos o percentual de 1.81%, referente ao índice de inflação dos últimso doze meses. Os professores, que recebem referente ao piso nacional, também ficam de fora do aumento.
Marcos Deichmann (Patriotas) disse que votaria cotra por conta da desigualdade e por ele ferir a Constituição federal. "Todos sabemos que a Prefeitura passa por dificuldade financeira, mas não posso votar contra a Cosntituição federal. Pensei até em me abster, mas não fiz isso", frisou ele.
Paulinho Sestrem (PRP) disse que a decisão pode fazer com que muitos servidores no próximo governo entrem na jsutiça para pleitear o reajuste negado atualmente. "Hoje nenhum deles vai fazer nenhum movimento contra, pois depende da caneta do prefieto para manter seus emrpegos", disse.
Jean Pirola (PP) votou a favor da proposta e disse que ela vai ao encontro da necessidade que o município tem atualmente de conter gastos e equilibrar a folha.
Outros assuntos
O vereador Deivis da Silva (MDB) teve aprovado projeto de lei que determina ao Samae não efetuar o corte de água de pessoas inadimplentes na sexta-feira. Atualmente, segundo o vereador, o impedimento é até o meio-dia desta data da semana.
Silva afirma que muitas pessoas que acabam esquecendo de pagar as faturas e quando chegam em casa no final do dia de uma sexta-feira acabam surpreendidas pela suspensão do serviço.
O projeto recebeu uma emenda durante a sessão, do vereador Jean Pirola (PP), e voltou para as comissões para análise. Deve retornar à ordem do dia em algumas sessões.
Resumo das manifestações
Sebastião Lima (PSDB) lembrou a morte do advogado Maro Antonio Pizarro da Silveira, falecido esta semana em Balneário Camboriú. Disse que ele teve destacada atuação no campo social, principalmente na dianteira dos Lions Club.
Leonardo Schmitz (DEM) destacou emendas parlamentares do deputado federal Cesar Souza (PSD) para Brusque. Citou algumas entidades que foram contempladas com os valores, ainda empenhados e não liberados. Entre os beneficiados o próprio município de Brusque, segundo ele.
Jean Pirola (PP) chamou atenção sobre a situação de cabeamento de telefonia na cidade de Brusque.
Paulinho Sestrem (PRP) falou sobre o movimento Abril Verde,que trata das ações de prevenção a acidentes e doenças do trabalho.
A sessão desta terça-feira (24) da Câmara Municipal de Brusque teve, ainda, as presenças do ex-comandante da Polícia Militar, coronel Moacir Gomes Ribeiro, e do novo comandante, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho. Ambos atenderam a convite do Legislativo para explanar sobre a troca de comando no 18º Batalhão da PM.