Inicia hoje a entrega da declaração do IR

Tem início nesta quinta-feira (6) a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2014. O Programa Gerador de Declaração (PGD) foi disponibilizado no último dia 26 de fevereiro, antes do Carnaval, para que o contribuinte preenchesse durante o feriado, podendo transmitir a declaração concluída a partir de hoje. Em todo Brasil, são esperadas 27 milhões de declarações até o dia 30 de abril.
Apesar de o governo afirmar que a declaração está simplificada e que o próprio contribuinte pode preencher os dados, é preciso ter alguns cuidados nesta etapa para não cometer erros que podem, futuramente, levar o contribuinte a cair na malha fina. É o que afirma Cláudia Furtado, contadora e que atua em uma empresa de contabilidade de Brusque. Ela dá dicas aos contribuintes para o devido preenchimento da declaração de renda.
A primeira atenção, segundo Claudia, é para a imposição de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido pela não entrega ou pelo atraso no envio da declaração, bem como para a possibilidade de inclusão da pessoa física que omitir rendimentos ou se utilizar de deduções indevidas em programa de fiscalização. O envio da declaração pelos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, pode ser feito por meio do aplicativo m-IRPF.
O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda é 30 de abril.
Ouça a entrevista com a contabilista Cláudia Furtado


