Estado tem 70% das cidades sem registrar mortes por Covid-19

Quase ao mesmo tempo em que o estado de Santa Catarina alcançou 50% da população adulta vacinada com as duas doses da vacina contra Covid-19, nesta segunda-feira (20), o número de cidades sem registros de óbitos pela doença cresceu. Das 295 cidades catarinenses, 204 não registraram óbitos no mês de setembro. Esse número representa cerca de 70% de todo o estado.
Do total de cidades catarinenses, apenas 91 municípios tiveram mortes por Covid-19 até a última sexta-feira (17). No caso de Ibiam, Irati, Lacerdópolis, Lajeado Grande, Leoberto Leal, Nova Itaberaba, Salto Veloso e São Bonifácio, não são registrados óbitos desde o mês de março. Já Cunhataí e Presidente Castello Branco, estão ainda mais tempo sem observarem novas mortes por Covid-19, desde fevereiro.
A melhor situação no estado é de Santiago do Sul, Capão do Alto e Bocaina do Sul, sem mortes desde o ano passado. Capão do Alto, por exemplo, registrou sua última morte no dia 24 de novembro de 2020. É o município que há mais tempo não tem óbitos causados pelo vírus.
"Quanto mais se vacina, melhores são os números, é o que nós percebemos. Estamos diminuindo o número de óbitos e o número de casos confirmados a cada semana. Cada passo é importante para sairmos da pandemia. E iremos sair.", assinalou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro.


