Reunião discutirá sobre irregularidades

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb), Izaias Otaviano, informou que dos municípios que integram a base territorial da entidade, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento, Canelinha, São João Batista, e Vidal Ramos, Brusque é o município que tem apresentado maior número de irregularidades detectadas nas vistorias realizadas até o momento pelas três equipes compostas pelo Sintricomb e Sinduscon, sindicato patronal. Das mais de 100 obras já vistoriadas, dez apresentaram problemas com em respeito à legislação.
Otaviano define que alguns trabalhadores, utilizando-se da inscrição do MEI (microempreendedor individual), são contratados em grupo para executar as obras no setor da construção civil. O proprietário da obra ao invés de contratar os serviços de uma construtora opta por este sistema por ser mais econômico. Porém, a lei não permite a formação de grupos de trabalho na execução de uma obra com trabalhadores individuais ou autônomos.
Durante esta semana, segundo o sindicalista, será realizada uma reunião com os membros do sindicato patronal para tratar sobre o assunto. Otaviano lamenta a falta de consciência do trabalhador, que se deixa envolver por este tipo de situação, pois ele próprio é o principal prejudicado, passivo inclusive de ser multado.



