Os preços dos bombons e chocolates tiveram crescimento neste ano, no entanto, foram menores que a inflação, segundo o que apurou o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas (IPC-FGV). Ao todo, o valor dos ovos subiu 1,16%.
A elevação média de preços dos produtos tradicionais da Páscoa ficou abaixo da inflação nos últimos 12 meses. A alta foi 2,84%, enquanto a inflação registrou 6,09%.
PESQUISA
Assim como tudo na vida, o chocolate deve ter certos cuidados ao consumi-lo. Porém, uma pesquisa americana realizada na Austrália sugere que há uma ligação entre o consumo de qualquer tipo de chocolate e melhorias no funcionamento do cérebro.
A pesquisadora especializada em nutrição Georgina Crichton, da Universidade do Sul da Austrália, analisou uma pesquisa que teve início na década de 1970 nos Estados Unidos e observou mais de mil pessoas durante 30 anos. O intuito da pesquisa, chamada Maine-Syracuse Longitudinal Study (MSLS) - pois envolvia a Universidade do Maine e o Instituto Luxemburgo de Saúde -, era observar a relação entre a pressão sanguínea das pessoas e o desempenho do cérebro.
Entre os aspectos analisados estavam memória verbal, memória visual e espacial, organização e raciocínio abstrato, além da habilidade de recordar uma lista de palavras ou onde um objeto foi colocado. Apesar do entusiasmo da pesquisadora, Crichton e Merrill Elias ainda não sabem a causa exata da melhora no desempenho do cérebro.
Fontes: BBC e IPC



