Copa de 2014 é tema do Carnaval

A Copa de 2014 no Brasil é tema do Carnaval brusquense, promovido pela Prefeitura de Brusque. A ornamentação do pavilhão do Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof vai remeter a competição mundial de futebol, com muito brilho e cores. A festa do Rei Momo acontece em Brusque na segunda-feira (3), com início previsto para as 20h. Inicialmente, a animação musical ficará a cargo de um DJ convidado e para animar os foliões estará tocando, na sequência, a banda Destak do Samba.
O Carnaval de Brusque é organizado pela Fundação Cultural de Brusque e o objetivo é proporcionar aos foliões uma noite muito especial, som muita segurança e empolgação. Segundo a superintendente da Fundação Cultural, Eudez Pavesi, o acesso à festa é gratuito e ainda é possível inscrever os blocos para o evento da próxima segunda-feira. As inscrições estão abertas na sede da Fundação Cultural, localizada na Praça da Cidadania, em frente ao Terminal Urbano. Para mais informações também está sendo disponibilizado o telefone 3396-8113.
Neste Carnaval de Brusque serão apresentados mais cinco bonecos gigantes, homenageando personalidades do município ligados a questões culturais. Um deles é Aldo Krieger (Aldinho). O maestro autodidata é uma das personagens mais marcantes no carnaval brusquense. Ele animava a todos com seu Jazz Band America e era presença obrigatória nos carnavais.
Outra personalidade homenageada é Orgino Domingos Francisco (Ginoca). Nascido em Camboriú, cedo mudou-se para a zona rural de Itajaí, indo, mais tarde, a trabalhar na fazenda de Antônio Maluche. Sua figura era muito notada por desfilar de carroça. Ele ficou conhecido por distribuir doces às crianças por onde passava.
Um terceiro boneco gigante trará a caricatura de João da Silva (Timbé). Muito conhecido pela cidade, nasceu em Tijucas e mudou-se para Brusque em data desconhecida. Morava nas proximidades da Rua Daniel Imhof. Já bastante debilitado, passou seus últimos momentos no Cagerê.
Mário Gallassini (Ramiro) também será homenageado neste Carnaval. Ele alegrava a todos com suas caretas. Distribuindo bom humor, sua presença foi marcante no programa Cidade Contra Cidade, apresentado por Silvio Santos, onde foi apresentado como uma atração brusquense.
Uma homenageada através dos bonecos gigantes será Bertilha do Acordeon, famosa personagem de Brusque que toca acordeom há 60 anos. Bertilha aprendeu a tocar o instrumento em apenas três dias, com apenas seis anos de idade. Desde então, nunca parou de fazer música.
Um boneco que já ilustrou o Carnaval de 2013 e que estará de volta neste ano é o de João Indaiá Schaefer (João Bugre). Tratava-se de criança indígena da etnia Xokleng, o menino foi capturado ainda criança, quando teve sua família dizimada. Criado pelo superintendente Municipal Vicente Schaefer, inseriu-se na sociedade brusquense, destacando-se por suas contribuições no coral e no Sport Club Brusquense.