Escola investigará vídeo e fotos de alunos fumando dentro de sala
A reportagem da Rádio Cidade recebeu vídeos e imagens de alunos da EEB Gregório Locks fumando dentro de sala de aula. Não há a data em que o fato foi registrado, porém, o que se pode notar é que a prática acontece durante as aulas, com um professor em sala, e os alunos filmando o fato.
Além do vídeo, os adolescentes envolvidos fotografaram e divulgaram a atitude nas redes sociais, provocando a revolta de pessoas da comunidade, principalmente da região onde fica a escola, no bairro Dom Joaquim.
O objeto que os alunos utilizam, por ser rapidamente guardado em uma mochila aparenta ser um cigarro eletrônico. O aparelho é utilizado normalmente por pessoas que tentam parar com o vício, já que o mesmo dilui a nicotina em um líquido misturado com água, causando a sensação de fumo, mas diminuindo a atuação da nicotina no corpo.
O equipamento utiliza refis, que nem sempre podem envolver a nicotina, mas aromas como chocolate, menta e morango. Esse cigarro eletrônico tem um preço entre R$ 50 e 120, enquanto que uma caixa com cerca de 10 refis custa em torno de R$ 20.
O diretor da escola, Nélio Bauer, afirmou à Rádio Cidade que os fatos serão apurados, e os responsáveis desses jovens serão contatados para saberem do fato. Uma reunião com as entidades que cuidam da escola foi chamada para a noite desta sexta-feira (13) para que o assunto seja tratado.
O professor também fez questão de ressaltar que não só a lei anti fumo foi desrespeitada, mas também a lei que proíbe o uso de celulares dentro de sala de aula por parte dos alunos. Não só os pais dos envolvidos, mas toda a comunidade escolar está convidada a participar do encontro.
Desde outubro de 2009, a nova redação da lei estadual que proíbe a prática do fumo em locais públicos fechados incluiu ambientes como as salas de aula. A lei também prevê que o proprietário ou responsável pelo recinto deverá zelar pelo cumprimento da lei, inclusive com a afixação de placas de aviso em locais de ampla visibilidade.