De pai para filho desde 1955
Quem disse que empresa familiar é uma instituição fadada à extinção, certamente não conhece ao menos uma das muitas histórias empresariais de Brusque. Se bem que “de pai para filho" é um lema cada vez mais difícil de se manter hoje em dia. Para os que tem dúvida, basta conhecer as novas instalações da Bóca Mafra Automóveis, na Av. Dom Joaquim, no bairro Maluche. São cerca de 400 veículos, zero e semi-novos, de todas as marcas possíveis.
Em uma sala com ampla visão geral para o salão de vendas está Ambrósio Mafra Neto (32), as irmãs Janaína, Viviane e Gisele, sucessores de Ambrosio Mafra Filho (59), que começou na atividade comercial em 1955, na companhia do pai Ambrosio Mafra. A empresa da família Mafra permanece no mesmo endereço onde até 1988 eram proprietários de um armazém de Secos & Molhados. Ambrósio Mafra faleceu aos 89 anos.
Ninguém da família sabe precisar o número de veículos colocados no mercado do Vale do Itajaí, desde 1988, quando surgiu a Bóca Mafra Automóveis. Nas paredes da sala de onde Neto comanda a empresa, não há exposição de quadros com diplomas, honra ao mérito, pesquisas, coisas do gênero. Sempre que se refere aos negócios da empresa, Neto aponta para a única foto e com uma forte entonação de dever cumprido, afirma: “a determinação que recebemos deles é a de manter a credibilidade no mercado, não importa quanto isso possa custar”. Em 2000, a Bóca Mafra Automóveis instalou uma filial em São João Batista, para atender a região do Vale do Rio Tijucas. Na entrevista para os jornalistas Liliane Dias e Julio Mocellin, Neto repetiu várias vezes, deixando transparecer um certo “orgulho familiar” que as irmãs Janaína, Viviane e Gisele são as que administram as finanças da empresa. A Bóca Mafra Automóveis tem 58 funcionários, que atuam nas lojas de Brusque e São João Batista.



