Expedições à Cidade Schneeburg volta às telas

O documentário Expedições à Cidade Schneeburg estará novamente em cartaz no Cine Gracher, em Brusque. Serão mais sete sessões disponíveis para quem quiser reviver um pouco da história do município nas telonas. O filme, que conta a história de Brusque por meio de depoimentos de historiadores e pesquisadores, será exibido de 21 a 27 de fevereiro, às 18h15min, no cinema do Shopping Gracher.
Conforme as sessões de dezembro do ano passado, quando Expedições à Cidade Schneeburg foi lançado, não será cobrado ingresso. Este ano, para assistir ao filme o espectador deverá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade do município.
No final do ano passado, a parceria entre a produtora Prime Filmes e Cine Gracher resultou na arrecadação de dezenas de brinquedos como forma de ingresso. Os brinquedos foram entregues na véspera de Natal para as crianças do Residencial Minha Casa, Minha Vida, no Bairro Cedrinho.
O audiovisual ficou em cartaz durante uma semana em 2013. Mais de 350 espectadores de diversas idades tiveram acesso à história do município, contada desde a chegada dos desbravadores até a atualidade. Os alunos do ensino fundamental do município tiveram duas sessões exclusivas.
O documentário Expedições tem duração de 30 minutos e a história é descrita por meio de depoimentos de historiadores e pesquisadores de Brusque e região. O filme aborda temas que envolvem o desenvolvimento da cidade, antes mesmo de sua colonização. Muitas curiosidades também fazem parte do enredo do filme, que tem como roteirista o escritor Saulo Adami.
O projeto Histórias e Conquistas tem o objetivo de resgatar e preservar o passado da região por meio do audiovisual. O documentário Expedições à Cidade Schneeburg é a primeira obra desse projeto. Para este ano, a equipe já prevê a elaboração de novas obras audiovisuais, que seguirão a mesma linha.
Além das sessões de cinema, foram produzidas 400 cópias do documentário, que estão sendo distribuídas às escolas de Brusque, secretarias municipais de Educação, Turismo e Comunicação, apoiadores, outras entidades e órgãos governamentais de Santa Catarina e ainda ao Ministério da Cultura (Cinemateca Brasileira).



