Saúde discute destino do lixo das farmácias
Para garantir que a comunidade tenha um atendimento cada vez melhor nos serviços prestados pelas farmácias e drogarias da cidade, a secretaria de Saúde promoveu um encontro nesta quarta-feira (19), com profissionais que atuam no setor. O objetivo da reunião foi apresentar as novidades do Plano de Gerenciamento dos Resíduos do Serviço em Saúde, do Governo Federal. O evento foi realizado no auditório do Centro de Serviços em Saúde.
O representante do Conselho Regional de Farmácia na região do Vale do Itajaí, Wilson Roberto Baratto, destacou que o serviço prestado no município teve um salto de qualidade nos últimos anos e hoje apresenta um perfil diferenciado. A qualidade do atendimento nas farmácias e drogarias de Brusque hoje é outra, afirmou.
O CRF-SC trabalha em parceria com a Vigilância Sanitária de Brusque para fiscalizar a qualidade do serviço do profissional farmacêutico, a estrutura e os equipamentos utilizados nas farmácias de Brusque. A secretária de Saúde, Ana Baron Ludvig, salienta que a população pode ficar tranquila com o serviço prestado pelas farmácias do SUS, pois todo o cuidado está sendo tomado sob a supervisão destas entidades.
O Plano de Gerenciamento dos Resíduos do Serviço em Saúde é exigido desde 2004 a todas as instituições e empresas que trabalham na área da saúde. Com a atualização do sistema de Vigilância Sanitária Estadual o documento passa a ser online. Este será o primeiro ciclo de conversas promovido pela equipe, que nas próximas semanas deve se reunir com médicos, dentistas e outros profissionais a fim de prestar esclarecimentos sobre as mudanças.
LDO