Acontece nesta sexta-feira (18) o lançamento do livro “Comunicação, consumo e religião – a peregrinação e a busca pelas virtudes de Santa Paulina”, da autora Irmã Neusa Santos. O evento está marcado para iniciar às 19h30min no Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição (CEIC), em Nova Trento.
O livro possui seis capítulos e foi criado a partir de um estudo de dois anos para a dissertação de mestrado em comunicação e prática de consumo de Neusa. “Nós então procuramos na academia discutir o conceito da moral da fé”, afirma.
O livro relata entrevistas com peregrinos de várias regiões do Brasil e de outros países. “Os peregrinos eram pessoas que frequentavam outros santuários do Brasil e eles contaram que o Santuário de Santa Paulina é um lugar magnífico, cheio de belezas naturais, mas, sobretudo, traz a marca de Santa Paulina”, destaca ela ainda afirmando que eles demonstravam sempre as virtudes de Amabile Lucia Visintainer: esperança, caridade, amor e paz.
O livro também é lançado em comemoração aos 150 anos de Santa Paulina e dez anos de dedicação ao santuário. Além do assunto religioso, a obra também detalha conceitos e símbolos pelas manifestações da fé. Inclusive, a introdução traz o tema do próprio santuário. Já os capítulos trabalham assuntos como o entrelaçamento entre comunicação e religião, a simbologia, além da análise do caminho dos cinco quilômetros que antecedem o Santuário. “O livro tem 120 páginas com fotos dos próprios peregrinos, foram entrevistados 12 e a gente destacou seis ou sete”, conta.
Será realizado o lançamento nesta sexta, aberto a toda comunidade. Além da apresentação do livro, também deve haver a venda de exemplares autografados pelos autores no valor de R$ 15 e um coquetel.
A AUTORA
De acordo com informações do santuário, Neusa Santos é mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM - SP), possui pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing pela Veris-Campinas; e graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba. Além de participar do Grupo de Pesquisa, Ética, Comunicação e Consumo. Ela é religiosa da CIIC há 20 anos, apresentadora do programa ‘Voz do Santuário’ e diretora geral das transmissões televisivas do complexo religioso.



