Professores anunciam greve para março

O coordenador regional do Sinte/Brusque, Agenor Leal, participou nos últimos dias 14 e 15 de fevereiro, em Florianópolis, da reunião do Conselho Deliberativo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), onde foi discutido os rumos a serem tomados pela entidade neste 2014. Leal confirma o indicativo de greve dos professores da rede estadual de ensino para o mês de março.
Um dos principais motivos pela paralisação é a insatisfação dos professores em relação à proposta apresentada pelo governo estadual sobre o parcelamento de reajuste do piso em três vezes. A primeira parcela com retroativo de 2% para janeiro, 2% para o mês de agosto, mas com a possibilidade de que a Assembleia Legislativa aprove a proposta enviada pelo governo do estado, determinando que a segunda parcela seja paga em julho e a terceira parcela com retroativo de 4,5% seria repassada aos professores somente no mês de dezembro.
Conforme o coordenador regional, se o governo do estado não descompactar a tabela conforme havia prometido em 2013, a categoria não tem outra alternativa senão optar pela greve a partir de março.
Outros assuntos tratados durante a reunião do Conselho Deliberativo na capital foram escolas sem estrutura, salas de aula lotadas, falta de vagas para o ensino médio, merenda escolar de qualidade duvidosa, e a violência nas escolas.
Agenor Leal informa que no dia 18 de março acontecerá uma assembléia estadual do magistério em Florianópolis, em que os servidores da educação irão denunciar a sociedade catarinense, a política de desvalorização e descaso com o serviço público aplicada pelo estado.


