Prefeito se reúne para discutir Plano de Mobilidade Urbano do Município
O prefeito Jonas Paegle ao lado do vice Ari Vequi e secretários municipais discutiram nesta sexta-feira (6) iniciativas para o Plano de Mobilidade Urbano do Município. A reunião também contou com membros da Unifebe e representantes alemães parceiros do projeto 50 parcerias pelo clima.
Segundo o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, foi inscrito e aceito um projeto na Alemanha que vai contemplar a cidade com 260 mil euros para investimentos na área de mobilidade urbana. “Isso contempla um software de monitoramento que auxiliará para que a gente possa fazer simulações de mudanças no tráfego sem precisar fazer essa ação no local”, observa.
Olinger, que é coordenador do projeto 50 parcerias pelo clima, exemplifica que se um loteamento ou empreendimento como shopping ou grande loja será implementado em algum local já será possível fazer a simulação para saber como isso vai comprometer a malha viária. “Já saberemos o impacto que vai gerar num software. Também há sensores que botaremos pelo município monitorando o tráfego”, observa.
O superintendente da Fundema afirma que em maio estudantes da Unifebe vão à Alemanha para um workshop sobre o tema. “Ano passados representantes alemães já estiveram aqui com alunos. Agora será a vez dos alunos da Unifebe irem à Alemanha para desenvolver projetos nesta área de mobilidade”, diz. “A gente espera que eles tragam todo essa base para o desenvolvimento da nossa cidade e para o plano de mobilidade do nosso município”, finaliza.